Cascavel é conhecida também como a Capital do Oeste Paranaense, por ser o polo econômico da região e um dos maiores municípios do Paraná, com aproximadamente 270 mil habitantes. É um munícipio novo e com topografia privilegiada, com seu desenvolvimento planejado, o que lhe ofereceu ruas largas, arborizadas e bairros bem distribuídos.

E você sabe de onde vem esse nome, Cascavel? O termo vem de uma variação do latim clássico “caccabus”, que significa borbulhar d’água fervendo. Uma das versões é que o nome da cidade surgiu de um grupo de colonos que passando a noite nos arredores de um rio, descobriram um grande ninho de cobras cascavéis, assim definindo o nome do local.

Foto: Facebook da Prefeitura

Cascavel é conhecida também como a Capital do Oeste Paranaense, por ser o polo econômico da região e um dos maiores municípios do Paraná, com aproximadamente 270 mil habitantes. É um munícipio novo e com topografia privilegiada, com seu desenvolvimento planejado, o que lhe ofereceu ruas largas, arborizadas e bairros bem distribuídos.

Com muitas opções de lazer para aproveitar mais essa cidade paranaense, você pode ir de ônibus, que é uma viagem segura, confortável e econômica.

Anota aí no seu roteiro de Cascavel essas dicas úteis dos passeios e atrações da cidade:

Pra começar vamos falar da Praça e Monumento ao Mirante, que foi construída com a finalidade de homenagear o migrante de Cascavel. O mesmo é composto por cinco placas de concreto que convergem para um mesmo ponto elevado central, e na frente se destaca um chafariz que completa o cenário. Vale o click! Anota aí!

Por falar em praças, visite também a Praça Japão, que foi projetada por um arquiteto japonês, com monumentos e ornamentação que remetem à cultura nipônica. Dentre as árvores que lá estão, predomina a cerejeira, tradicional no Japão. O local foi criado em homenagem aos 100 anos da imigração.

Cascavel ainda conta com 3 museus e vamos falar um pouquinho de cada um deles…

Começando com o Museu de História Natural do Parque Municipal Danilo Galafassi, conhecido também como Zoológico Municipal, o Centro de Educação Ambiental Gralha Azul – possui 548 peças entre animais taxidermizados, rochas, cristais, ossadas, fósseis e outras curiosidades. É um espaço público de conservação ambiental, criado em 23 de julho de 1976, com o intuito de preservar as espécies da flora e fauna, bem como as principais nascentes do Rio Cascavel. Recentemente passou por uma remodelação e ganhou novas trilhas e novo serpentário. As trilhas para a caminhada são junto à mata nativa, com áreas para pequeniques, churrasqueiras, parquinhos e estacionamento. O zoológico abre de terça à domingo e a entrada é franca.

Já o Museu de Arte de Cascavel é um anexo da Biblioteca Pública Municipal e foi inaugurado dia 15 de março de 1996, em função da realização da 3ª Mostra Vento Sul, exposição de artes plásticas dos países do Mercosul. O espaço do MAC é constituído por: duas salas de exposição permanente (sala de arte plumária e sala de cerâmica popular paraguaia), as salas expositivas e a reserva técnica. O acervo conta com aproximadamente 365 obras entre pinturas, esculturas, fotografias, arte plumária dos indígenas brasileiros, cerâmica popular paraguaia e artesanato ucraniano. Funciona de segunda à sexta, das 9h às 18h30.

E a última parada é no Museu Histórico Celso Formighieri Sperança, que foi criado em 26 de setembro de 1976, por iniciativa do Professor Alexandre Câmpara, durante a gestão do Prefeito de Cascavel, Pedro Mufatto. Inaugurado com um acervo aproximado de 90 objetos, feito em homenagem ao pioneiro que muito contribuiu para o desenvolvimento de Cascavel, assim recebendo o nome de Museu Histórico de Cascavel Celso Formighieri Sperança. Os horários de visitação podem ser alterados em função de férias e feriados, em geral, funciona de segunda à sexta das 8h às 17h30.

Na Casa Dirceu Rosa, você vai encontrar tudo sobre a história, desse que foi um importante artista plástico de Cascavel, com mais de 40 anos de atuação na cidade. A sua casa e atelier estão abertos para visitação e apreciar a beleza de suas obras. No jardim, podemos ver as grandes esculturas. A área interna da casa é repleta de muitas outras esculturas, quadros e entalhes. Abre de segunda à sexta, das 8h às 17h.

Cascavel tem também belos parques para visitar e aproveitar passeios ao ar livre, confira nossas dicas.

O Parque Ambiental Hilário Zardo, conhecido como Parque Vitória, é um espaço público de conservação e lazer da cidade. Inaugurado em setembro de 2012, conta com uma área de 18 hectares, trilhas pavimentadas com 2 mil metros para caminhadas, campos de futebol, academias ao ar livre, parques infantis e outros equipamentos para o lazer e a prática de atividades físicas.

Para os praticantes de esportes, como a canoagem, tem o Parque Ecológico Paulo Gorski, fundado em 1988, conta com uma extensa área de aproximadamente 111,26 hectares. No local podemos ver vários animais como pássaros, cobras, lagartos e principalmente as capivaras. Ao redor do Lago existe ciclovia e passarela para quem desejar fazer exercícios, além de playground.

E pra encerrar mais uma bela viagem pelo interior paranaense, que tal uma cachoeira? Ah sim, em Cascavel, você também pode curtir uma cachoeira. Se você chegar lá e perguntar sobre o Parque Municipal Salto Portão, é possível que fique sem resposta, mas se citar que quer conhecer a Ponte Molhada, aí não tem um morador de Cascavel que não saiba onde é, ou não conheça ou ao menos tenha ouvido falar! Possui uma área de cinco alqueires. O Salto Portão ficou conhecido como Ponte Molhada devido à água que passa sobre uma ponte e segue até desaguar em um pequeno lago, criando o efeito de espelho d’água. O ponto turístico também conta com uma exuberante cachoeira de 30 metros, passarela, mirante próximo ao rio, trilhas para caminhada, local para ciclismo, motos ou jipes. E fica, pertinho de Cascavel, na BR 277, saída para Curitiba. Entrada gratuita e aberto todos os dias das 8h às 17h30.

Vem você também conhecer, se divertir e curtir Cascavel!

E aproveite para viajar de ônibus, que é mais prático, econômico e seguro.

Categories:

Fepasc: tiktok.com/@fepasc_oficial