Uma das praias mais lindas do Sul do Brasil, vem com a gente, que vamos te apresentar as maravilhas de Piçarras. 

Uma das praias mais lindas do Sul do Brasil, vem com a gente, que vamos te apresentar as maravilhas de Piçarras. 

Contando um pouco da história de lá, que segundo o historiador José Ferreira da Silva, em “História do Município de Penha” (1958), na segunda metade do século 18 pescadores portugueses vindos de São Francisco do Sul desceram a costa em busca de baleias, que na época era matéria-prima da principal atividade econômica da região. Alguns desses desbravadores se fixaram no pedaço de terra do litoral catarinense que mais avança pelo mar, o qual chamaram de “Ponta do Itapocorói”, região habitada pelos índios Carijós. Em 1777 nasce “Armação do Itapocorói”, núcleo inicial dos municípios de Penha e Piçarras.

A origem do nome Piçarras veio do Piçarro, que são rochas de argila, encontradas em abundância no solo da cidade.

O Balneário Piçarras é um município do Litoral Norte de Santa Catarina, com pouco mais de 6 km de orla, belas praias e cerca de 23 mil habitantes, Piçarras chega a receber em torno de 100 mil turistas na temporada de verão. O balneário de águas calmas oferece além do mar, boa infraestrutura turística com calçadão, bares, restaurantes e casas noturnas. E ainda tem a parte cultural, com o maior museu oceanográfico da América Latina.

As praias são mesmo as principais atrações de Piçarras, mas temos outras dicas e vamos te contar tudinho, anota já aí! A orla do Balneário Piçarras é dividida em três praias: Praia de Piçarras, Praia das Palmeiras e Ponta do Jaques, do Sul para o Norte. Toda a baía de Piçarras tem um mar calmo com ondas que estouram somente próximas à areia.

Visite o Molhe Turístico Joaquim Pires, que é localizado no extremo direito da praia e fica junto à foz do rio de Piçarras, além de tornar o mar mais calmo, serve também para proteger a entrada das embarcações pelo rio. Possui cerca de 200 m de extensão com calçada e bancos, ótimo para caminhadas, pesca e as fotos mais legais, pois possui uma das melhores vistas do balneário.

Já a Barra do Rio Piçarras faz a divisa com Penha e é protegida por dois molhes, um de cada lado do rio, ideal para pescar e praticar esportes aquáticos. E ainda curtir o passeio de escuna do barco pirata capitão gato.

A Praia de Piçarras oferece um mar calmo, protegida por 3 molhes, um cada ponta e um central. As ondas estouram a apenas alguns metros da areia e logo depois o mar parece uma piscina. É a mais visitada pelos turistas, excelente para famílias com crianças e para prática de esportes náuticos. Possui muitas árvores em toda sua extensão, oferecendo sombra aos visitantes. Oferece ainda uma boa infraestrutura, como calçadão em toda a sua extensão de mais de 2 km, possui também áreas de comércio, hotéis, restaurantes e serviços de praia.

Visite também a Praia das Palmeiras, localizada ao Norte, logo após o último molhe, ela é na verdade uma extensão da praia Piçarras. O mar oferece as mesmas características da praia do centro. Já a faixa de areia possui uma de vegetação de restinga preservada.

E a mais famosa, é a Ponta do Jacques, que com ondas um pouco mais fortes, chamam mais atenção, mas isso depende do dia. Com uma faixa de vegetação nativa na areia, sendo própria para banhos e esportes náuticos, inclusive surf quando está mais agitada. Localizado na divisa com a praia de Itajuba, Barra Velha, a praia da Ponta do Jacques oferece menor infraestrutura que as outras mas ainda assim vale o passeio. 

E além das praias belíssimas, também, aproveite para conhecer o Museu Oceanográfico Univali, é o maior museu da América Latina, entre os quatro principais acervos de história natural do Brasil.

O espaço conta com mais de 1400 peças, e espécies marinhas da biodiversidade do litoral brasileiro. Assim como também são expostos aspectos do nosso patrimônio biológico marinho. Dividido em sete alas, tem muito a se explorar e adquirir conhecimento, são elas: Surgimento e vida da Oceanografia, invertebrados marinhos, peixes cartilaginosos, peixes ósseos, répteis marinhos, aves marinhas, mamíferos marinhos. É muita história e conhecimento para desfrutar! O MOVI abre de terça à domingo, das 14h às 18h, entrada permitida até às 17h30, e o ingresso custa R$ 40 reais e pode ser comprado no site do museu.(https://www.ingressonacional.com.br/Museuoceanograficounivali)

Ingresso Nacional
Bernardo Aguiar, 284, sala 3 Centro – Barra Velha 
www.ingressonacional.com.br

Prepare sua mala e vá conhecer Piçarras!

Aproveite para viajar de ônibus com segurança, economia e praticidade.

Categories:

Fepasc: tiktok.com/@fepasc_oficial